PMP® – Preparação para Exame de Certificação (Campanha de Verão)

pmilogoquint

Apresentação

O curso efetua a revisão global e intensiva do corpo de conhecimento da Gestão de Projetos, segundo a perspetiva do PMI®, consubstanciada no PMBOK® Guide Fifth Edition (2008) e noutros documentos recomendados pelo PMI.

Analisam-se igualmente aspetos relacionados com a natureza e formato do exame, a clarificação e detalhe da terminologia das questões, as técnicas de estudo e preparação, a análise de questões e ainda os truques e estratégias para resposta.

No final de cada Área de Conhecimento do PMBOK Guide é realizada uma simulação do exame com 20 questões típicas específicas do exame de simulação.

No final do curso, os formandos poderão efetuar simulações de exames completos (200 questões a serem respondidas em 4 horas) cobrindo todas as áreas e tópicos exigidos pelo PMI no exame de certificação, através da utilização de um programa específico distribuído durante a formação.

Destinatários

Chefes de projeto ou profissionais com experiência em gestão de projetos, que pretendem submeter-se ao exame de certificação PMP ® do Project Management Institute.

Objetivos

Simulação de um exame de certificação completo

É distribuído aos formandos um programa informático que simula exames de certificação completos em ambiente idêntico ao que irão encontrar na certificação (200 questões de resposta múltipla realizadas em 4 horas). Após a formação, os formandos poderão treinar intensivamente o exame e completar a sua preparação.

PDUs

Este curso está registado no PMI e proporciona 35 PDUs (Professional Development Units ) a quem se queira candidatar ao exame de certificação PMP.

Pré-requisitos

Experiência mínima de 3 anos de projeto e conhecimentos das técnicas e ferramentas usadas na moderna gestão de projetos. É aconselhável a frequência prévia do curso de Gestão Avançada de Projetos, ou outro equivalente.

Programa

  1. O Exame de Certificação – Características e Técnicas de Abordagem
  2. Enquadramento dos Projetos
  3. Gestão da Integração
  4. Gestão do Âmbito
  5. Gestão do Tempo
  6. Gestão do Custo
  7. Gestão da Qualidade
  8. Gestão dos Recursos Humanos
  9. Gestão das Comunicações
  10. Gestão do Risco
  11. Gestão das Aquisições
  12. Ética e Responsabilidade Profissional de Chefe de Projeto
  1. O Exame de Certificação – Características e Técnicas de Abordagem
    • O PMI
    • O processo de candidatura
    • O exame PMP®
  1. Enquadramento dos Projetos
    • Terminologia-chave
    • Áreas de Conhecimento da Gestão de Projetos
    • Fases do projeto e ciclo de vida do projeto
    • Relações com quem tem um interesse pessoal no projeto (stakeholders)
    • Contexto organizacional (estruturas, culturas e influências organizacionais)
    • Aptidões de gestão-chave necessárias ao chefe de projeto
    • Influências socioeconómicas
    • Processos e Grupos de Processos
    • Interações entre os processos
    • Adaptação das interações entre processos
    • Mapeamento dos processos de gestão de projetos
  1. Gestão da Integração
    • Desenvolver o Project Charter
    • Desenvolver o Plano de Gestão do Projeto
    • Liderar e Gerir a Equipa de Projeto
    • Monitorizar e Controlar o Plano do Projeto
    • Encerrar o Projeto
    • Realizar o Controlo Integrado de Alterações
  1. Gestão do Âmbito
    • Recolher os Requisitos
    • Definir o Âmbito do Projeto
    • Criar a WBS
    • Verificar o Âmbito do Projeto
    • Controlar o Âmbito do Projeto
  1. Gestão do Tempo
    • Definir e Sequenciar as Atividades do Projeto
    • Estimar os Recursos para as Atividades do Projeto
    • Estimar a Duração das Atividades do Projeto
    • Desenvolver o Cronograma
  1. Gestão do Custo
    • Estimar os Custos
    • Orçamentar o Projeto
    • Controlar os Custos
  1. Gestão da Qualidade
    • Planear a Qualidade
    • Realizar a Garantia da Qualidade
    • Controlar a Qualidade
  1. Gestão dos Recursos Humanos
    • Desenvolver o Plano dos Recursos Humanos
    • Recrutar os RH para o Projeto
    • Desenvolver a Equipa do Projeto
    • Gerir a Equipa de Projeto
  1. Gestão das Comunicações
    • Identificar os Stakeholders
    • Planear as Comunicações
    • Distribuir da Informação
    • Relatar o Desempenho
    • Gerir as Expectativas dos Stakeholders
  1. Gestão do Risco
    • Planear a Gestão do Risco
    • Identificar os Riscos
    • Avaliação Qualitativa dos Riscos
    • Avaliação Quantitativa dos Riscos
    • Planear as Respostas aos Riscos
    • Monitorizar e Controlar os Riscos
  1. Gestão das Aquisições
    • Planear as Aquisições
    • Realiza as Aquisições
    • Administrar as Aquisições
    • Encerrar as Aquisições
  1. Ética e Responsabilidade Profissional de Chefe de Projeto
    • Ética na gestão de projetos
    • Responsabilidade profissional do chefe de projeto
    • Projetos interculturais

Inscreva-se

PMP® – Preparação para Exame de Certificação (Campanha de Verão)

  • Datas
    18 set a 29 set 2017
    Lisboa
  • Horário
    Pós-Laboral
    18h30 - 22h00
  • Nº Horas
    40h
  • Preço
    1200€