ITIL® para Gestores

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Apresentação

A ITIL consiste num conjunto consistente de boas práticas tendo como objectivo principal alinhar os serviços prestados pelas tecnologias e sistemas de informação com os requisitos de negócio, através da gestão da qualidade dos seus componentes e serviços. As organizações que implementam a ITIL beneficiam assim da experiência acumulada, desde a década de 1980 até à ITIL 2011.

Este curso pretende introduzir a ITIL, o seu contexto histórico, o esquema de qualificação ITIL, as diferentes opções de formação e certificação, o ciclo de vida dos serviços e identificar as normas, frameworks e práticas que complementam as boas práticas contidas na framework ITIL. Para além disso neste curso abordam-se as boas práticas da implementação da ITIL nas organizações e analisar os seus impactos organizacionais e tecnológicos. A dependência do negócio relativamente à qualidade das tecnologias da informação é cada vez maior, dado que estas têm de responder a requisitos internos e externos de conformidade com standards e frameworks cada vez mais exigentes. Aas organizações necessitam pois de empreender um processo de melhoria contínua da prestação de serviços de tecnologias de informação o qual se poderá implementar recorrendo à ITIL 2011. Essa implementação pode ser feita recorrendo à metodologia Six Sigma a qual fornece as ferramentas práticas para que seja possível monitorizar os indicadores chave da execução da ITIL 2011.

Destinatários

Gestores e Responsáveis das organizações que pretendem melhorar a prestação de serviços das suas tecnologias de informação e, consequentemente, a integração dessas tecnologias com o negócio; Responsáveis de sistemas e tecnologias de informação; Consultores de sistemas e tecnologias de informação.

Objetivos

  • Compreender o que é o IT Service Management e a sua importância para as organizações, tendo em vista a melhoria da integração das TI e do negócio e, ainda, o contexto actual da IT Governance;
  • Analisar os objectivos, as vantagens e a estrutura da ITIL, bem como o seu processo de avaliação no contexto de um processo de melhoria contínua;
  • Analisar as componentes da Versão 3 da ITIL, bem como as funções e processos do Service Lifecycle assim como as suas actividades;
  • Compreender o que é a norma ISO 20000 e a sua importânciapara a prestação de serviços de TI nas organizações.
  • Conhecer o que é o Six Sigma a sua aplicação à concepção, e melhoria, da prestação de serviços de TI na perspectiva da ITIL.

Programa

  1. O que é a ITIL e como implementar
  • A ITIL v3 – apresentação, características principais e sistema de acreditação
  • O Service Management – conceitos mais importantes e sua importância na prestação de serviços de tecnologias de informação
  • O Service Lifecycle descrição dos serviços que o constituem e integração entre eles, processos, funções, actividades e implementação
  • O IT-Governance e a ITIL: o que é, porque é importante para as organizações, objectivos principais e posicionamento da ITIL
  • Avaliação da implementação da ITIL
  • Implementação da ITIL
  • Construção de um Departamento de Service Management de TI baseado na ITIL
  1. Six Sigma e ITIL
  • O que é o Six Sigma e como complementa a ITIL
  • A implementação da ITIL com suporte do Six Sigma
  1. Casos práticos de aplicação

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ITIL® para Gestores

  • Nº Horas
    21h
  • Preço
    890€