6 Sigma & ITIL® para Gestores

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Apresentação

A Six Sigma é uma metodologia desenvolvida pela Motorola para melhoria de processos, perseguindo estatisticamente um aumento tangível de qualidade e referenciando essas medições sempre do ponto de vista do cliente. Este curso apresenta a metodologia Six Sigma, a ITIL e descreve a forma como se podem integrar.

Destinatários

  • Responsáveis de sistemas e tecnologias de informação;
  • Consultores de sistemas e tecnologias de informação;
  • Responsáveis das empresas que pretendem ter uma visão estratégica da gestão das TI.

Objetivos

  • Compreender o contexto e a importância da ITIL na gestão dos serviços de T.I.;
  • Enquadrar o Six Sigma como um sistema de aplicação à concepção e melhoria de produtos, serviços e processo de T.I.;
  • Enquadrar o Six Sigma no Modelo ITIL;
  • Conhecer as abordagens Lean Six Sigma e DFSS de um sistema Six Sigma e a sua aplicabilidade na ITIL.

Programa

  1. Introdução
  2. O 6 Sigma e a gestão das TI
  3. O ITIL
  4. A implementação do ITIL com suporte do 6 Sigma
  5. Como é que o 6 Sigma pode suportar o processo de melhoria contínua da gestão das TI
  6. Considerações finais sobre a utilização do 6 Sigma com o ITIL e as suas implicações para a gestão das TI das organizações
  1. Introdução
    • O conceito de TQM – Total Quality Management
    • O IT Service Management como suporte à gestão das TI
  2. O 6 Sigma e a gestão das TI
    • O que é o 6 Sigma
    • Definição, características mais importantes
    • Exemplo de aplicação do 6 Sigma na prática: o ciclo DMAIC
  3. O ITIL
    • O que é o ITIL
    • As boas práticas da gestão das TI
    • O Service Lifecycle e o processo de melhoria contínua da gestão das TI
  4. A implementação do ITIL com suporte do 6 Sigma
    • Porque é que o 6 Sigma complementa o ITIL
    • Pontos mais importantes da integração do 6 Sigma com o ITIL
    • Principais semelhanças e diferenças entre o 6 Sigma e o ITIL
    • Exemplo de aplicação
  5. Como é que o 6 Sigma pode suportar o processo de melhoria contínua da gestão das TI
    • Importância das TI na melhoria na prestação de serviços ao negócio
    • O que é um processo de melhoria contínua da prestação de serviços de TI
    • A abordagem do 6 Sigma para o processo de melhoria contínua da prestação de serviços de TI
    • Fases do processo de melhoria contínua da prestação de serviços de TI
    • Implementação da melhoria contínua da prestação de serviços de TI
    • Exemplos de aplicação
  6. Considerações finais sobre a utilização do 6 Sigma com o ITIL e as suas implicações para a gestão das TI das organizações

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  • Nº Horas
    7h
  • Preço
    290€