Farol

Últimas Notícias, Histórias Inspiradoras

Dicas para manter o telemóvel livre de vírus

23 Fevereiro, 2017

Também és daqueles que acredita que só os computadores é que apanham vírus? A verdade é que a cada 18 segundos aparece um novo vírus para infectar o nossos telemóveis.

Pode ser difícil acreditar mas, na maioria das vezes, a maior vulnerabilidade de um telemóvel é o seu utilizador. Sim, tu!

mobile phone

Eis algumas dicas simples para manteres o telemóvel seguro e protegido contra ameaças:

  • Cuidado com os ficheiros que abres

Esta regra vale para qualquer equipamento que utilizes. Isto significa não abrir ficheiros em anexo de e-mail ou MMS de remetentes desconhecidos. E mesmo conhecendo o remetente, se a mensagem parecer suspeita, é possível que a conta tenha sido infetada com um vírus.

  • Faz download de aplicações de fontes seguras

Procura fazer downloads apenas a partir das lojas oficiais do teu sistema operativo, como a Google Play ou App Store. Se decidires recorrer a uma loja alternativa, confirma se é segura e certificada.

Infelizmente, nem mesmo as lojas de aplicações “seguras” estão a salvo. De vez em quando, algumas aplicações infectadas com malware conseguem entrar nestas plataformas.

Por isso, se descobrires uma aplicação desconhecida, pode ser boa ideia verificar algumas reviews de outros utilizadores para assegurar que a app não tem problemas. Se não existir nenhum comentário, então o melhor é mesmo não arriscar.  

  • Controla as permissões das aplicações

Desconfia sempre de uma aplicação que pede acesso a coisas que não são necessárias para o seu funcionamento. Afinal, porque é que um jogo iria precisar de acesso à tua lista de contactos?

  • Não partilhes o cartão memória

É importante nunca utilizar o cartão memória em vários telemóveis. Um cartão infectado pode facilmente transmitir um vírus e comprometer todos os nossos dados.

  • Verifica as tuas opções de Bluetooth

Alguns vírus conseguem entrar na rede do telemóvel, roubar dados e até desligar o dispositivo através do Bluetooth, por isso é importante manter o seu estado “invisível” ou mesmo desligado, se possível.

  • Atualiza o sistema operativo

Deves manter o teu equipamento sempre atualizado com a última versão, até porque muitas atualizações servem para otimizar a segurança do telemóvel.

  • Evita as redes Wi-Fi públicas

Devemos evitar fazer transações confidenciais em redes Wi-Fi públicas. As redes públicas são, por norma, locais onde os hackers costumam atuar para interceptarem discretamente as nossas informações. O ideal é utilizar os dados móveis do telemóvel.

mobile_virus

Os ciber-criminosos estão a adoptar estratégias cada vez mais avançadas, por isso o cuidado nunca é pouco. Até porque grande parte dos vírus são criados especificamente para nos roubar dinheiro.

Os telemóveis já começaram a substituir o computador no nosso dia-a-dia. Por isso, se protegemos o nosso computador, porque não fazemos o mesmo com o telemóvel?

Relacionados