Farol

Últimas Notícias, Histórias Inspiradoras

6 profissões em destaque (e outras 6 em decadência)

21 Setembro, 2016

Vivemos tempos de mudança. E num ambiente de constante evolução tecnológica, é natural que o mercado de trabalho acompanhe a “onda”.

Vivemos tempos de mudança. E num ambiente de constante evolução tecnológica, é natural que o mercado de trabalho acompanhe a “onda”.

Isto significa que muitas profissões, que em tempos ocuparam um lugar de destaque, estão agora a perder a sua relevância.

Recentemente, o Expresso publicou um artigo indicando 6 profissões que vão desaparecer do mercado:

  • Vendedores de cosmética

O número crescente de lojas de cosmética pôs em perigo o modelo de negócio de marcas como a Avon, diminuindo significativamente a quantidade de vendedoras porta a porta.

  • Agentes de viagens

Cada vez é mais raro recorrer a este tipo de serviços na compra de viagens, já que muitos sites efetuam a mesma tarefa a custo zero.

  • Vendedores de enciclopédias

A facilidade com que encontramos informação hoje em dia, seja pela internet ou telemóvel, levou praticamente à cessação desta atividade.

  • Profissionais de serviços de reparação

Vivemos numa sociedade cada vez mais consumista e como tal, muitos preferem comprar artigos novos ao invés de reparar os antigos.

  • Operadores de telecomunicações:

A evolução tecnológica permitiu a automatização dos processos, dispensando muitas vezes a necessidade de existir alguém do outro lado da linha no atendimento ao cliente.

  • Carteiros

A passagem da comunicação física para a digital substituiu rapidamente as mensagens em papel pelas janelas de chat.

E estes são apenas alguns casos. Muitas outras profissões estão em perigo de extinção. Mas o mercado está em constante renovação: enquanto muitas atividades começam a desaparecer, outras tantas vão surgindo e crescendo.

Agora o outro lado da moeda. Aqui estão alguns exemplos das profissões que prometem prosperar cada vez mais no futuro (segundo alguns dados da U.S Bureau of Labor Statistics):

  • Técnico desenvolvimento informático

Grande parte das nossas vidas é vivida atrás de um ecrã. As empresas estão conscientes disso e é por isso que começam a abraçar as tecnologias web em grande escala. Cada vez mais exigentes e pouco impressionáveis, as empresas também sabem que oferecer uma experiência online interativa é fundamental para os clientes. Por isso, é fácil perceber que a procura de web developers irá aumentar 27% até 2024.

  • Técnico segurança informática

A tecnologia facilita muito a vida, mas o mundo web tem outra faceta: notícias recentes acerca de rupturas de segurança e possíveis ameaças deixaram muitas empresas com receio de novos cyber attacks. Isto leva a que a busca por profissionais especializados em segurança informática e deteção de fraudes cresça também.

  • Técnicos de assistência de saúde ao domicílio

Estamos perante um envelhecimento gradual da população. Mas este fenómeno não trouxe apenas impactos negativos para a economia. Com a idade, muitas pessoas precisam de cuidados na sua residência. Enfermeiros e auxiliares de saúde são exemplos de atividades que fazem parte da indústria que mais cresce nos E.U.A atualmente.

  • Técnicos de terapia física, ocupacional e da fala

Para além de uma população envelhecida, cada vez nos preocupamos mais com o nosso bem-estar e daqueles que nos rodeiam. Por isso, não é surpresa que os setores ligados à saúde continuem a crescer: só os terapeutas ocupacionais vão aumentar os postos de trabalho em 42.7%.

  • Professores de Línguas, Intérpretes e Tradutores

Cada vez contactamos mais com pessoas de todos os cantos do mundo. E se até agora o inglês era suficiente, a expansão das empresas para mercados distantes trouxe a necessidade de encontrar mais intérpretes e tradutores (+29% de postos de trabalho). A procura de professores de línguas também é uma das prioridades para responder às vagas de imigração em todo o mundo.

  • Técnicos de energias renováveis

A predisposição de grandes empresas em assumir alguma responsabilidade social nesta matéria possibilitou um investimento na procura de energias alternativas, tal como em técnicos especializados nestas áreas. Por exemplo, acredita-se que o cargo de técnico de turbinas eólicas será uma das profissões que mais vai crescer no futuro (108% até 2024).

Embora existam novas oportunidades no mercado, cada uma requer preparação própria. Se vivemos tempos de mudança, significa isso que a estagnação na aquisição de conhecimento não pode ser uma opção.

Para continuar a trazer valor acrescentado – principalmente em áreas como as TI ou Saúde – é necessário estar a par das novidades na área. É essencial procurar novas competências, novas aprendizagens ou até mudar de rumo profissional, de forma a encontrar um equilíbrio entre o know-how e as lacunas no mercado.

Relacionados