Programação SQL em Bases de Dados Oracle

  • Datas
    11 dez a 15 dez 2017
    Lisboa
  • Horário
    Laboral
    09h30 - 17h30
  • Nº Horas
    35h
  • Preço
    1065€
  • Inscreva-se Saber Mais

oracleLogo DGERT

Apresentação

Esta linguagem pode ser utilizada tanto pelo gestor da empresa como pelos quadros intermédios e por técnicos informáticos, para a consulta e alteração de dados, assim como para a criação de objectos, definição das suas estruturas e relacionamentos. Adquirirá conhecimentos para utilizar as instruções SQL como forma de pesquisa e manipulação de informação em base de dados relacionais. Este curso contempla os conteúdos da formação Oracle SQL Fundamentals I e II.

Porque devo investir numa formação SQL?
O SQL é uma das competências mais procuradas pelos empregadores
As entidades empregadoras estão à procura de profissionais que saibam SQL. Os empregadores sabem o valor que alguém especializado em SQL traz à sua empresa e deseja empregar esses peritos. Se pretende mudar de entidade empregadora, reforçar a sua posição junto do seu atual empregador ou reconverter a sua carreira, aprender SQL fará com que seja um recurso altamente valorizado e procurado.

Terá resposta a qualquer questão sobre dados
Pense em todas as perguntas que costuma fazer, ou que lhe fazem regularmente, sobre os seus dados. Quais foram as nossas vendas o ano passado? Qual é a nossa média do índice de satisfação do cliente? Em que percentagem diminuímos despesas desde o Verão passado? Estas questões podem ser todas respondidas utilizando o SQL. Uma vez que identifique as bases de dados onde armazena os dados que pretende explorar, o SQL permite que responda às suas próprias perguntas. Desta forma, poderá deixar de confiar em relatórios pré-construídos, excessivamente simplificados ou enviar emails aos seus colegas para tentar rastrear dados. O SQL permite que se torne um profissional mais auto-suficiente.

Nunca mais terá de lidar com as falhas do Excel
O seu Excel já crashou por ter uma tonelada de linhas inseridas numa folha de trabalho? As bases de dados relacionais são pensadas para suportar milhares e milhares de linhas de dados. O SQL permite que execute operações nesta vasta quantidade de dados sem ter de se preocupar com as falhas de um programa que não foi criado para suportar esta quantidade de informação. O Excel é uma ótima ferramenta; simplesmente não se destina a realizar operações em dezenas de milhares de linhas ao mesmo tempo. As bases de dados relacionais são desenhadas para essas operações maiores e o SQL é a linguagem que permite que as complete.

Nunca mais precisará de se perguntar novamente: “Como é que eu fiz este relatório?”
As consultas (queries) SQL podem ser facilmente guardadas e reutilizadas em qualquer altura. O código SQL também pode ser editado com comentários, para que possa incluir descrições claras, diretamente na sua consulta (query).

Quando trabalha com o Excel, poderá ficar preso, emperrado, a fazer um longo processo de vários passos. Primeiro, poderá ter que exportar dados de algum relatório padrão, depois classificá-lo e, em seguida, adicionar cabeçalhos e, em seguida, filtrar determinados valores, e em seguida, enfim, mais um sem número de outros procedimentos.
Com o código SQL, bastará escrevê-lo uma vez, salvá-lo, reabri-lo e voltar a executá-lo se precisar produzir um relatório duas vezes. Pense nas horas – mesmo DIAS – que poderia poupar cada mês ao não ter que produzir manualmente relatórios que poderiam ser facilmente automatizados.

O SQL é uma competência incrivelmente importante e valorizada pelos empregadores. Hoje em dia, muito do nosso negócio é digital. Digital significa dados; Dados significa bases de dados e, para aceder a essas bases de dados, é preciso saber SQL. Tente ler um jornal de negócios e NÃO ver algo sobre business intelligence ou analytics. À medida que as organizações procuram fazer mais com seus dados, precisarão de mais pessoas com competências para aceder e analisar esses dados. O SQL é a competência que lhe permite fazer exatamente isso.

Destinatários

Administradores de Bases de Dados; Programadores de Bases de Dados; Programadores em PL/SQL; Programadores de Portais e Utilizadores finais.

Objetivos

O domínio da linguagem SQL permitirá aos formandos interrogarem e manipularem bases de dados relacionais. Neste caso particular, será utilizada na formação a Base de dados 10G da Oracle.

Pré-requisitos

Este curso contempla os conteúdos da formação Oracle SQL Fundamentals I e II.

Domínio da língua inglesa.

Programa

  1. Arquitectura de uma base de dados Oracle
  2. Comandos Básicos de selecção de dados
  3. Restringir e ordenar dados
  4. Funções
  5. Obtenção de dados de diversas tabelas
  6. Agregação de dados
  7. Subqueries
  8. Utilização de SQL PLUS
  9. Manipulação de dados
  10. Criação e gestão de tabelas
  11. Restrições
  12. Views
  13. Sequências, Índices e sinónimos
  14. Operadores SET

Inscreva-se

Programação SQL em Bases de Dados Oracle

  • Datas
    11 dez a 15 dez 2017
    Lisboa
  • Horário
    Laboral
    09h30 - 17h30
  • Nº Horas
    35h
  • Preço
    1065€

Relacionados